Título: Mesquita deverá ficar no cargo
Autor: Fernandes, Adriana e Veríssimo, Renata
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/03/2007, Economia, p. B6

O presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, disse ontem que a indicação de Mário Mesquita para o lugar de Afonso Bevilaqua não pode ser encarada como algo interino ou definitivo. ¿O diretor de Política Econômica hoje é Mário Mesquita. E, tal qual o diretor de Normas, Alexandre Tombini, todos estão sujeitos a serem demitidos, mudados ou pedirem demissão¿, afirmou.

¿O importante é que ele (Mesquita) está perfeitamente qualificado para a posição. E, em sendo confirmado na presidência do BC, convidarei os demais diretores para permanecerem, inclusive o Mesquita¿, disse ele. Mas isso só será confirmado ¿quando e se o presidente da República me convidar para continuar no BC¿.

Meirelles negou que a substituição de Bevilaqua seja o início de um processo de mudanças dos membros da diretoria do BC. ¿Não há esse fenômeno de gatilho no BC¿, afirmou, após ser indagado se a saída de Bevilaqua poderia engatilhar uma série de substituições.

Segundo ele, Bevilaqua é um dos diretores mais antigos do BC, onde está há quase quatro anos, sendo também o que ficou por mais tempo na diretoria desde a adoção do regime de metas de inflação. ¿Sua saída é um processo absolutamente normal. Ele está no momento de procurar novos desafios profissionais e ficar mais tempo perto da família, que não mora em Brasília¿, explicou Meirelles.

CÂMBIO E CRISE

A valorização do real foi atribuída pelo presidente do BC ao sucesso da economia do País. ¿O Brasil está, de certa maneira, pagando o preço do sucesso¿, disse. Pare ele, a valorização do real é efeito da crescente fatia das exportações, dos grandes saldos comerciais, da expansão agrícola e mineral e dos ganhos de eficiência nas empresas.

Segundo Meirelles, o processo se resolverá de forma natural. ¿O BC está atento e se preocupa, evidentemente, tal qual o restante do governo, com as companhias exportadoras.¿Ele enfatizou que o BC está sintonizado com o governo. ¿O BC tem feito tudo o que julga mais adequado para o País¿, disse.

Sobre a crise nos mercados mundiais de ações, Meirelles afirmou que o Brasil hoje está em uma posição muito melhor que no passado para enfrentar turbulências. Ele considerou cedo para avaliar se a crise é pontual e disse que é preciso aguardar novos dados da economia norte-americana. Disse ainda que, ¿de certa forma¿, essa crise é saudável.