Título: Machado: contrato com Unisys está perto do fim
Autor: Nogueira, Rui e Damasco, Cida
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/03/2007, Economia, p. B10

Mesmo sem saber se fica ou não no comando da Previdência, o ministro Nelson Machado disse que continua tocando a reforma administrativa e gerencial em curso na Previdência. Vai manter o programa de qualificação da gerência do INSS e a reformulação salarial dos quadros da Previdência. Já trocou 30 gerentes do INSS e está em andamento a seleção para troca de outros 10.

O maior de todos os desafios de curto prazo é ¿por um ponto final¿ no contrato do INSS/Dataprev com a empresa Unisys.

¿A Previdência está prisioneira desse contrato com a Unisys, que recebe todos os meses R$ 3 milhões por um sistema de informática que não atende há muito tempo as nossas necessidades. Só falta a Justiça decidir sobre a legalidade da negociação que fizemos com a Unisys para pôr fim a esse contrato antigo¿, disse o ministro ao Estado.

Quando a Justiça decidir pela legalidade da negociação, o que pode acontecer dentro de uma ou duas semanas, a Unisys vai ser obrigada a ampliar em 60% a capacidade de operação do atual sistema informatizado, mas a Previdência ficará liberada para ir encerrando um contrato que impunha a empresa como única fornecedora do INSS.

O contrato com a Unisys caducou há três anos, mas, refém das máquinas e de toda a plataforma informatizada do sistema, a Previdência não conseguiu migrar para outro fornecedor. ¿A empresa indiana Tata já é um dos novos fornecedores de tecnologia para o INSS¿, revelou o ministro.