Título: Tecnologia digital amplia canais
Autor: Marques, Gerusa
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/03/2007, Nacional, p. A4

A tecnologia digital vai permitir uma ampliação no número de canais de televisão, uma vez que o sinal digital ocupa menos espaço que o analógico.

Assim, onde cabe atualmente um canal, com a TV digital será possível transmitir simultaneamente quatro programações diferentes.

Isso vai ocorrer de fato somente com os canais utilizados pelas TVs públicas, como Radiobrás, TV Cultura e TV Educativa.

As emissoras comerciais - como Globo, SBT, Bandeirantes e Record - já informaram que pretendem operar em alta definição.

Esse sistema permite recepção de imagens cristalinas, com qualidade superior à de um DVD e som estéreo, desde que o televisor também seja digital, mas ocupa todo o espaço do canal.

Para as emissoras, não é interessante dividir sua programação em quatro canais diferentes por uma questão financeira, já que elas estariam pulverizando as verbas publicitárias.

POLÊMICA

A questão da multiprogramação foi um dos pontos mais polêmicos que antecederam a escolha do padrão japonês de TV digital para ser implantado no Brasil.

As emissoras queriam que ficasse explícita no decreto que trouxe as regras para TV digital brasileira a opção pela alta definição.

De outro lado estavam as entidades de defesa pela democratização das comunicações, que defendiam a multiprogramação, para dar espaço maior à produção de conteúdo regional, por exemplo.

O governo, então, optou por deixar a escolha a cargo das emissoras, atendendo aos dois lados.

Para multiplicar os canais, os sinais terão que ser transmitidos em definição padrão, com qualidade inferior à da alta definição, mas ainda bastante superior à do sinal analógico, podendo ser comparada à de um DVD.