Título: Ambientalistas prometem intensificar oposição
Autor: Chade, Jamil
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/03/2007, Vida&, p. A14

Ambientalistas afirmam que manterão sua oposição à decisão tomada pela Organização Mundial do Comércio (OMC) ontem, que força a abertura do mercado brasileiro a pneus europeus usados. O Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (Fbons) promete intensificar a campanha contra a União Européia, em parceria com organizações internacionais.

¿Vamos denunciar essa contradição européia, que ao mesmo tempo exige boas práticas ambientais em seu terreno e exporta o problema para os outros países¿, afirma Temístocles Marcelos, do Fbons. ¿Nesses painéis internacionais, como a OMC, a decisão acaba sempre por beneficiar os mais poderosos.¿ A campanha ¿O Brasil não é lixão¿ será ampliada para outros países, promete Marcelos. O fórum também promete solicitar que o governo brasileiro apele da decisão.

Segundo Marcio Mariano, da Associação de Combate aos Poluentes (ACPO), a posição da União Européia deixa clara sua disposição em empurrar para países menos rigorosos, com consumidores igualmente menos exigentes, poluentes e tecnologias obsoletas. ¿O volume de pneus na Europa é muito grande e eles não têm área física para o descarte, então querem mandar para cá. Além disso, lá o povo não aceita o descarte.¿ A campanha contra os pneus continua, diz Mariano.