Título: SP deixa de fazer 4,5 mil exames por falta de kit
Autor: Sant¿Anna, Emílio e Siqueira, Chico
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/03/2007, Vida&, p. A16
O Estado de São Paulo deixou de fazer, desde novembro do ano passado, 4.528 exames que detectam a quantidade de HIV no organismo (carga viral) devido à falta de kits para esse tipo de procedimento. A informação é da Secretaria de Estado da Saúde.
Isso porque o Ministério da Saúde interrompeu a entrega em todo o País, pois teve dificuldades na importação dos materiais e por mudança de fornecedor. Os kits são usados para medir a quantidade de vírus no organismo dos pacientes com aids. Sem isso, o controle da doença pode ser comprometido.
Ontem, a diretora do Programa Nacional de DST/Aids, Mariângela Simão, informou ao Estado que metade da primeira remessa, de 250 mil kits, do novo contrato (cerca de 750 mil) já foi distribuída nos Estados. ¿Até este ano, o Brasil pagava US$ 29 por unidade. Agora pagará US$ 10,40¿, diz.
Em São Paulo, no entanto, haverá a necessidade de treinamento de equipes para usar o material, que é diferente dos kits anteriores. Por conta disso, a capital paulista e Estados como Rio, Bahia e Santa Catarina somente estarão capacitados no começo de abril.
Na falta de kits, o CD4, exame que mede a capacidade de defesa do organismo ao vírus, é alternativa para os pacientes. Para o infectologista Lucas Alberto Medeiros, do Hospital Emílio Ribas, no entanto, essa não é a melhor forma de controle. ¿Exames como o CD4 apresentam resposta mais lenta do que a carga viral.¿