Título: Etanol se expande em reduto petrolífero
Autor: Chade, Jamil
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/03/2007, Nacional, p. A7

Entre uma música country e as últimas notícias, a rádio 171 no interior do Texas faz questão de anunciar a cada hora aos caminhoneiros os postos de gasolina que podem ser usados para abastecer etanol. O biocombustível dá seus primeiros passos no coração da produção de petróleo dos EUA.

O Texas é responsável pelo maior refino dos Estados Unidos, com mais de 4 milhão de barris por dia, e conhecido como um dos locais onde o setor petrolífero conta com maior poder político e econômico. No Estado em que a família Bush acumulou poder econômico e político, o governo americano mantém reservas estratégicas de petróleo e o maior número de refinarias. Nada disso impede a expansão do etanol na região.

Parte da produção tem vindo da conversão de produção agrícola do Estado em etanol. Um dos mais ativos promotores do novo combustível na região é o cantor de música country Willie Nelson, que criou no ano passado a empresa BioWillie. A idéia do cantor é tentar convencer os motoristas de caminhão a fazer algo pelo meio ambiente, mas também a ajudar os Estados Unidos a deixar de ser dependente do petróleo do Oriente Médio, além de contribuir para elevar a renda dos produtores agrícolas.

Richard Bracken, de 54 anos, que há 20 transporta carne do Texas em seu caminhão, decidiu aderir ao etanol. ¿Algo precisamos fazer. Esse petróleo vai ficar cada vez mais caro¿, afirmou, enquanto esperava para abastecer seu veículo nas proximidades de Dallas.

Para garantir o abastecimento, a empresa de Willie Nelson percorre o Texas tentando comprar postos de gasolina para transformá-los e incluir etanol. Já foram instalados no Estado 16 deles e outros 7 Estados do sul do país também contam com bombas de etanol. Além disso, a empresa começa a fechar acordos com companhias de ônibus escolares do Texas para que também migrem para motores flexfuel.