Título: Ahmadinejad visita a rival Arábia Saudita
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/03/2007, Internacional, p. A14

O rei Abdala, da Arábia Saudita, foi ontem ao aeroporto de Riad receber pessoalmente o presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, em sua primeira visita oficial ao país. Mais tarde, o rei homenageou o visitante com um banquete, informou a Agência de Imprensa Oficial saudita, que não revelou detalhes sobre o encontro.

A calorosa recepção foi a mais recente mostra de uma incomum parceria entre os dois rivais, que competem por influência no Oriente Médio. Em 30 de janeiro, o ministro saudita de Relações Exteriores, Saud al-Faiçal, anunciou que a Arábia Saudita, país de maioria sunita aliado dos EUA, passou a trabalhar com o Irã para tentar conter as crises sectárias no Iraque e no Líbano.

A aproximação dos rivais ocorre apesar dos esforços do governo dos EUA para isolar Teerã, que acusa de armas milícias xiitas no Iraque e de querer desenvolver armas nucleares com seu programa atômico.

Apesar de não ter sido divulgada a pauta do encontro, havia expectativa de que os líderes discutissem os conflitos da região e o programa nuclear iraniano, que preocupa Riad. 'Discutiremos assuntos que podem ser tratados conjuntamente no mundo islâmico', disse Ahmadinejad antes de chegar.

Ontem os membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU - EUA, Grã-Bretanha, França, China e Rússia - mais a Alemanha voltaram a se reunir para tentar chegar a um acordo sobre novas sanções contra o Irã, depois que o país se recusou a suspender seu programa nuclear, que alega ser pacífico.