Título: Furlan confirma que trocará governo pela iniciativa privada
Autor: Samarco, Christiane
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/03/2007, Nacional, p. A4
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, confirmou ontem que está deixando o governo para voltar à iniciativa privada. ¿O presidente Lula disse anteontem (segunda-feira) a empresários que tinha me liberado. O presidente tomou esta decisão de falar em público. Então, agora é uma questão de tempo¿, afirmou o ministro, após participar de um seminário na Câmara dos Deputados para discutir o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) - a grande aposta do governo para melhorar o desempenho da economia no segundo mandato do presidente Lula.
Furlan explicou que o presidente Lula está escolhendo o seu substituto e pode anunciar o nome a qualquer momento. ¿Espero que possamos chegar a um acordo brevemente¿, afirmou.
Diante da dificuldade de o presidente Lula encontrar um novo ocupante para o Ministério do Desenvolvimento, Furlan já havia concordado em permanecer no cargo por um período tampão, até que a escolha fosse feita.
RECUSAS
Lula já teria feito convites ao empresário Jorge Gerdau e ao presidente da Embraer, Maurício Botelho, mas ambos teriam recusado o posto.
FRASE
Luiz Fernando Furlan Ministro do Desenvolvimento
¿O presidente Lula disse a empresários que tinha me liberado. O presidente tomou esta decisão de falar em público. Então, agora é uma questão de tempo¿