Título: 2º dia do Apagão: atraso em 30% dos vôos e nenhuma certeza de solução
Autor: Tavares, Bruno e Monteiro, Tânia
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/03/2007, Metrópole, p. C3

Os efeitos do apagão aéreo ocorrido na manhã de domingo se estenderam por todo o dia de ontem, provocando efeito cascata nos principais aeroportos do País. De acordo com boletim da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), houve atrasos em 30,5% dos vôos - ao todo, foram afetados 455 dos 1.510 pousos e decolagens programados para ocorrer entre zero e 20 horas. O Aeroporto de Congonhas foi um dos mais prejudicados. Entre 12 e 14 horas, quase 50% dos vôos estavam atrasados.

O presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, disse ontem que a situação nos aeroportos só deverá ser regularizada no início da noite de hoje. ¿Fizemos previsões para 11 horas, depois 13 horas (de ontem), mas logo alteramos pela gravidade do caso.¿ Ele ressaltou que o cenário ainda era ¿muito ruim¿ e não se arriscou a dar um prognóstico sobre o fim da crise. ¿Não tenho coragem de dizer: `acabou hoje¿. Não tenho controle sobre toda a situação.¿

Irritado com o novo caos nos aeroportos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou uma reunião de emergência com todas as autoridades responsáveis pela aviação civil. Em nota oficial, o Ministério da Defesa - pasta à qual está subordinado o Comando da Aeronáutica - atribuiu os problemas à pane no sistema informatizado de processamento de planos de vôo do centro de controle aéreo de Brasília (Cindacta-1) à queda de energia no Aeroporto Juscelino Kubitschek, também na capital federal, e às chuvas que levaram ao fechamento da pista de Congonhas.

BACKUP

Lula determinou que os usuários recebam informações de modo rápido e correto nos aeroportos e que sejam implementados equipamentos reservas eficientes e eficazes. Essa é a segunda vez em pouco mais de três meses que aparelhos do Cindacta-1, o principal do País, apresentam panes incomuns. Em dezembro, o sistema de rádio deixou de funcionar, o que provocou o cancelamento de dezenas de vôos. Na ocasião, a Aeronáutica admitiu a falta de um servidor reserva.

Desta vez, o backup existia. Entretanto, o equipamento reserva roda o mesmo software do principal. ¿Se o problema tiver mesmo sido no software, o que aparentemente ocorreu, era preciso não só ter um aparelho reserva, mas também um software reserva, com configurações independentes da rede principal¿, explica o engenheiro de uma empresa que presta serviços à Aeronáutica. O custo desse sistema mais sofisticado é duas vezes maior que o convencional - avaliado em R$ 10 milhões para um centro de controle do porte de Brasília.

Desde a tarde de domingo, uma equipe de técnicos do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), do Rio, está em Brasília checando o hardware e o software do sistema. ¿Estamos fazendo investigação dos diversos inputs que o sistema de tratamento de vôo possui¿, disse um oficial, assegurando que o sistema existente é totalmente duplicado e funciona sempre com um reserva. Segundo ele, os técnicos estão recolhendo todas as mensagens repassadas ao sistema 1 para saber qual foi a que fez o equipamento travar e impediu que o servidor 2, o reserva, entrasse em funcionamento imediato.

A Aeronáutica assegurou que foi concluída em 2006 a revitalização do sistema do Cindacta-1 com o X 4000, a versão nova de software do sistema de controle de área que existe no País, e, agora, a mesma substituição começa a ser feita em Curitiba. Com isso, a FAB tenta derrubar as denúncias feitas por controladores de que o sistema está ultrapassado e apresenta esse tipo de pane com freqüência.