Título: Repercussão na mídia
Autor: Manzano Filho, Gabriel
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/03/2007, Nacional, p. A7

Com ironia, o jornal deu o título ¿Obrigado, sr. Chávez¿, agradecendo ao presidente venezuelano por haver forçado o presidente George W. Bush a elaborar ¿uma política mais progressista¿ para a América Latina. A Venezuela não está no roteiro, ¿mas o fascínio de Chávez vai, sim, estar na mente de Bush enquanto ele viajar¿. E o Times avisa : ¿Se é necessário que a demagogia de Chávez force Washington a uma política mais progressista na região, que assim seja¿.

CLARÍN X

O que convém aos EUA ¿é ter uma vizinhança próspera e pacífica¿ e a finalidade da visita de George Bush aos cinco países é mostrar ¿as sólidas políticas para ajudar as pessoas a melhorar de vida¿, diz o diário argentino. Bush quer aparecer como ¿um sócio construtivo¿.

E, entre as afirmações dele antes de partir, o Clarín destaca: ¿Levamos a sério os problemas da região. Nossa presença é às vezes calada, mas muito efetiva¿. E o modelo econômico da Venezuela ¿está destinado ao fracasso¿.

CNN

O governo dos EUA nem sempre consegue crédito por sua generosidade com os pobres da América Latina, disse o presidente Bush em entrevista à CNN hispânica, antes de partir para a viagem ao continente. ¿O contribuinte americano tem sido muito generoso na ajuda aos vizinhos, e muito disso é dinheiro para justiça social. Por isso eu me chateio quando dizem os EUA não nos dão muita atenção aos pobres da região¿.