Título: 'Diário Oficial' publica demissão e Bevilaqua fica fora do Copom
Autor: Freire, Gustavo
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/03/2007, Economia, p. B4
A demissão do diretor de Política Econômica do Banco Central (BC), Afonso Bevilaqua, foi conflitiva até o último momento. Ontem, o afastamento do diretor foi oficializado no Diário Oficial da União e pelo próprio BC, o que surpreendeu diretores e, ao contrário da expectativa inicial, não permitiu que o ex-diretor participasse do último dia da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).
A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, classificou o ato de exoneração 'normal', mas reagiu com surpresa à informação de que, mesmo afastado do cargo, Afonso Bevilaqua tinha participado da primeira fase da reunião do Copom. 'Eu não sabia que ele participou de metade (da reunião). Se ele quisesse participar (da reunião de ontem), ele que não se exonerasse.'
Anunciada pela manhã, a decisão provocou especulações de que a taxa Selic poderia ser cortada em 0,50 ponto. 'Deu para observar o movimento de alguns players nesta direção e o surgimento de comentários de que a ata da reunião de hoje (ontem) será mais branda por causa da saída do Bevilaqua antes do esperado', admitiu um economista do mercado financeiro.
Segundo esse economista, esse tipo de análise foi sugerido pela forma como o processo de demissão de Bevilaqua foi conduzido. A dúvida sobre a participação ou não do ex-diretor na reunião deste mês do Copom foi alimentada, semana passada, quando na noite de quinta-feira Meirelles anunciou o afastamento de Bevilaqua.
Esse questionamento foi considerado inclusive nas discussões internas no governo e na diretoria do BC. Naquele dia, o presidente do banco, Henrique Meirelles, chegou a dizer que, 'a princípio', Bevilaqua participaria dos dois dias da reunião do Copom. 'Na quinta-feira passada, o correto teria sido a oficialização de que Bevilaqua não participaria do Copom. O presidente do banco não deveria ter sinalizado de que ele poderia participar da reunião', comentou um analista do mercado financeiro.
O outro equívoco cometido pelo BC , de acordo com esse analista, foi a confirmação de que Bevilaqua participaria do primeiro dia do Copom. 'Se ele não ia participar do segundo dia, por que foi anunciado que participou do primeiro?', indagou.
SEM TRANSIÇÃO
A decisão de não autorizar a participação de Bevilaqua no segundo dia da reunião do Copom - quando a taxa Selic é definida - pegou de surpresa até integrantes do próprio BC. 'Fiquei sabendo da notícia quando cheguei para o trabalho. Deve ter sido algo acertado entre o Meirelles e o próprio Bevilaqua', disse um diretor. A surpresa decorria do fato de que a estratégia inicial era fazer uma transição de pelo menos três semanas entre Bevilaqua e seu sucessor Mário Mesquita.
No entanto, Meirelles resolveu mudar a estratégia na segunda-feira, quando percebeu que a volatilidade do mercado financeiro e das bolsas de valores não havia arrefecido. A idéia inicial de Meirelles, de acordo com fontes do governo, era conduzir o processo de troca do diretor de Política Econômica por um período de três semanas.
Resultado: ontem, o Diário Oficial da União publicou a exoneração de Bevilaqua e Meirelles assinou a portaria dando posse de Mesquita no cargo. 'A avaliação foi de que a permanência de Bevilaqua seria uma fonte adicional de incertezas para um mercado já nervoso', disse uma fonte.
As incertezas, de acordo com esta fonte, seriam provocadas pelo debate em torno de qual seria o perfil do Copom sem Bevilaqua, um economista considerado extremamente conservador. 'Ficaríamos assistindo toda esta discussão até a próxima reunião do Copom em abril. Com a antecipação da saída, o problema será resolvido de imediato', contou a fonte do governo, referindo-se à idéia inicial de Meirelles de fazer uma transição de três semanas entre os dois diretores.
FRASES
Dilma Rousseff Ministra da Casa Civil
'Se ele quisesse participar (da reunião de ontem do Copom), ele que não se exonerasse'
Analista do mercado financeiro
'Se ele não ia participar do segundo dia, por que foi anunciado que participou do primeiro?'