Título: Executivo já tem emissora pública, diz Eugênio Bucci
Autor: Costa, Rosa
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/03/2007, Nacional, p. A5

O governo já dispõe, na Radiobrás, de emissoras estatais que fazem parte do projeto que o ministro das Comunicações, Hélio Costa, está propondo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva - a criação de uma Rede Nacional de Televisão Pública, uma espécie de TV do Executivo. A NBR, que pode ser potencialmente captada por 13,5 milhões de residências, já é um canal especializado no Executivo e exibe, junto ao seu logotipo na tela, os dizeres: ¿A TV do governo federal.¿

O presidente da Radiobrás, Eugênio Bucci, não sabe da proposta nem está participando dos estudos no Ministério das Comunicações para a criação da Rede Nacional de Televisão Pública. ¿Nunca fui consultado¿, disse. Bucci ressaltou que ¿já existe um sistema funcionando, que divulga atos e eventos do presidente e de representantes do governo¿, mas frisou que não conhece o projeto do ministério e, portanto, não pode falar em superposição de tarefas.

A NBR não tem orçamento próprio. Funciona dentro da estrutura da Radiobrás, com os repórteres e equipamentos da emissora, e retransmite sua programação pelo satélite B-1 da Embratel, para 12 milhões de residências. ¿É um canal especializado no Executivo, a exemplo da TV Câmara, TV Senado e a TV Justiça (para os outros poderes)¿, comentou Bucci, lembrando que 1,5 milhões de lares com TV por assinatura também recebem a programação. Ele assegura, ainda, que a emissora é impessoal e ¿não faz culto a personalidades¿.

OUTRO PERFIL

Bucci afirma que a TV Nacional tem outro perfil - ¿é parte da rede pública de televisões do País¿ - e agora está vinculada à Associação Brasileira de Emissoras Públicas e Educativas e Culturais. A entidade congrega cerca de 20 emissoras, que podem ser sintonizadas por 60% das residências no País.

Sintonizada no Distrito Federal, a TV Nacional chega potencialmente a 2 milhões de telespectadores. Tem uma grade de programação produzida pela emissora e retransmitida por outras TVs públicas, como a TV Educativa.

O restante da programação, segundo Bucci, é bastante diversificado. Debates, filmes, documentários e programas culturais de dez Estados compõem a grade.