Título: Mares Guia a Marta: 'Turismo é só alegria'
Autor: Rosa, Vera
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/03/2007, Nacional, p. A9

Um dia antes de tomar posse como ministra do Turismo, a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy (PT) uniu-se ontem com Walfrido Mares Guia - a quem vai substituir - para se informar sobre suas novas tarefas. Ela, que estréia hoje na Esplanada, não parava de fazer perguntas. Ele, deixando o Turismo para assumir a coordenação política do governo, derramava-se em gentilezas.

¿Você tem tempo para ouvir as exposições?¿, perguntou Mares Guia a Marta, após oferecer o almoço. O cardápio era light: crepe de bacalhau e badejo com legumes. De sobremesa, folhado de frutas. ¿Tenho todo o tempo do mundo¿, respondeu.

Sempre destacando que aprendeu a ¿confiar, delegar e cobrar resultados¿, ele escalou um time de quatro auxiliares para explicar a ela tudo sobre a pasta, tintim por tintim. ¿O Turismo não tem agenda negativa: é só alegria¿, foi logo avisando.

Depois de passar seis horas no terceiro andar do prédio, ouvindo explicações sobre todas as áreas, Marta disse ter ficado ¿muito bem impressionada¿ com a equipe. ¿Está tudo ótimo, muito bem organizado.¿

Ao encaminhar Marta até a saída, Mares Guia deparou-se com uma festa de despedida para ele, no térreo, organizada por funcionários. ¿Mas que beleza!¿, exclamou, com sotaque mineiro.

O saguão foi tomado pelo som de berrantes, empunhados por prefeitos de Minas, Goiás e Mato Grosso do Sul, que foram lhe prestar homenagem. No discurso de despedida, não economizou elogios ao presidente Lula, que conheceu em 2002. Aos servidores, definiu sua sucessora como uma ¿mulher de alto gabarito, professora e doutora¿.

Empresário, o ministro garantiu que vale a pena trabalhar no governo. ¿A vida pública é uma doação¿, constatou. ¿Eu entrei nessa equipe como ministro do PTB e nunca recebi um pedido para contratar A, B ou C.¿ Depois da sessão de salamaleques e tapinhas nas costas, Mares Guia ainda foi jantar com a turma de prefeitos no restaurante Cabana da Árvore. A especialidade? Comida mineira, claro.