Título: Lula chama Franklin Martins
Autor: Monteiro, Tânia
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/03/2007, Nacional, p. A9

O jornalista Franklin Martins foi convidado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aceitou o convite para assumir o novo Ministério da Comunicação Social, que será responsável pela divulgação do governo. A conversa entre os dois foi na noite de ontem, no Palácio do Planalto, e a sua posse deverá ocorrer até quarta-feira.

Martins será encarregado de toda área de comunicação social do governo, dentro de um novo formato - que vai incluir a rede pública de televisão a ser criada pelo Executivo. Deverão ser incorporadas pela pasta a Secretaria de Imprensa do Planalto e a Secretaria de Comunicação do Governo (Secom), que cuida da publicidade oficial e hoje é subordinada à Secretaria-Geral da Presidência.

¿Tive a conversa com o presidente e aceitei o convite¿, confirmou Martins na noite de ontem. O jornalista foi diretor da Rede Globo e atualmente é comentarista político da TV Bandeirantes e do portal IG. Durante a ditadura militar, teve papel importante nos movimentos que combatiam o regime. No período, se aproximou do então líder estudantil José Dirceu e foi um dos mentores do seqüestro do embaixador do Estados Unidos, Charles Elbrick.

Martins avaliou que o relacionamento com a imprensa, muito difícil nos primeiros anos do governo Lula, já evoluiu. ¿Melhorou muito, tanto da parte da imprensa, quanto do governo. E vai melhorar ainda mais, sendo feito cada vez de forma mais profissional¿, afirmou.

Martins assumirá as funções hoje desempenhadas pelo porta-voz André Singer, que deixará o governo para retomar atividades jornalísticas e acadêmicas. Ele ocupará gabinete no segundo andar do Planalto.