Título: Comissão aprova prazo para saída
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/03/2007, Internacional, p. A13
Sob a ameaça de veto do presidente dos EUA, George W. Bush, uma comissão do Senado aprovou ontem um projeto do Partido Democrata estabelecendo que a retirada das tropas americanas no Iraque comece em quatro meses e termine em 31 de março de 2008. A comissão também sancionou um plano de lei que autoriza o gasto de US$ 121,6 bilhões nas guerras no Iraque e Afeganistão. O texto agora será votado em plenário. Um projeto semelhante também começou a ser debatido ontem na Câmara dos Representantes e deve ser votado hoje. O texto analisado na Casa, entretanto, determina que todos os soldados em território iraquiano voltem para os EUA até setembro de 2008.
Para virar lei as medidas precisam da aprovação de Bush. ¿Esse plano tem chance zero de ser sancionado. É uma lei ruim, e o presidente vai vetá-la¿, disse o porta-voz da Casa Branca, Tony Snow.
No Senado, os republicanos trabalharam para apagar do texto o termo retirada. Mas diante da aprovação da comissão, eles decidiram adiar a tentativa de anular prazos para a volta das tropas para segunda-feira, quando ela começará a ser debatida em plenário.¿Não acho que nós, aqui de Washington, podemos julgar as condições no campo de batalha¿, disse o senador republicano Christopher Bond. Já os democratas insistem que o termo retirada é necessário para que o governo iraquiano assuma mais responsabilidades. ¿É a única maneira de vencermos¿, afirmou o senador Daniel Inouye.