Título: MST quer produzir biodiesel
Autor: Oliveira, Clarissa
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/03/2007, Nacional, p. A7

Após ter liderado 14 invasões na região do Pontal do Paranapanema e Alta Paulista, no oeste de São Paulo, durante o carnaval, o líder do Movimento dos Sem-Terra (MST) José Rainha Júnior pede dinheiro ao governo Lula para um projeto de biodiesel na região. A questão da agroenergia é um dos principais temas da reunião entre os presidentes Bush e Lula.

Estava previsto para ontem encontro de Rainha com o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Raimundo Pires Silva, em São Paulo. O líder entregaria um projeto que prevê liberação de verba para o plantio da oleaginosa conhecida como pinhão mansão nos assentamentos.

Em três anos, quando os primeiros 5 mil hectares entrarem em produção, pelos planos do MST, será instalada uma usina para a obtenção do óleo. Cada família de assentados, segundo Rainha, deverá plantar entre 1,5 e 2,5 hectares. ¿Para os próximos 10 anos, o plano é ter 60 mil hectares produzindo¿, disse.

Segundo Rainha, os assentados terão participação na renda do biodiesel, que seria exportado para Portugal e Espanha. ¿Esperamos renda de R$ 1,2 mil mensais por família.¿ Para Rainha, o plano ajudará os assentados, hoje dependentes de verbas governamentais.