Título: 'Caso é abuso de poder, como em Watergate'
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/03/2007, Internacional, p. A11

Qual o significado político da condenação de I. Lewis Libby?

Ela certamente vai prejudicar o governo do presidente dos EUA, George W. Bush. Os índices de aprovação, provavelmente, devem cair um pouco mais. No entanto, estes níveis já estão tão baixos que não vejo como poderiam ficar pior. A condenação de Libby deve reforçar a tendência da opinião pública de acreditar - neste momento, mais do que nunca - de que houve erros de avaliação sobre a necessidade de se invadir o Iraque. Isso aliada à crença da maioria esmagadora dos americanos de que Bush está fazendo um trabalho fraco no Iraque. A condenação de um funcionário tão ligado à cúpula do governo só reforça toda essa percepção e ressalta ainda mais os erros cometidos no Iraque, que é o principal ponto de debate em evidência na política americana. Nesse quadro, a condenação de Libby é uma péssima notícia para a Casa Branca.

Existe semelhança entre esse caso e o escândalo do Watergate?

Sim, pois ambos casos podem ser vistos como episódios de abuso de poder. Nos dois casos houve perjúrio e obstrução da Justiça e muitos dos envolvidos no escândalo de Watergate também foram considerados culpados.

Bush pode ser afetado como Richard Nixon foi na época do escândalo?

A grande diferença dessa vez é que não é possível ligar Libby ao presidente Bush. No Watergate, o caso foi centrado no Salão Oval e ficou provado que Nixon estava diretamente envolvido no escândalo. Nesse caso, temos a ligação apenas com o escritório do vice-presidente.

Qual o principal ponto de discussão que esse caso deve levantar?

Essa condenação não mostra apenas que esses líderes americanos estavam errados sobre a necessidade da guerra, mas que também não estavam jogando pelas regras do jogo.

Como a condenação de Libby atinge o vice-presidente Dick Cheney?

Em particular, a imagem de Cheney, porque ele e Libby tinham uma ligação muito próxima e os dois discutiram a questão da ex-agente secreta da CIA Valerie Plame. Cheney já é bastante impopular e a condenação vai diminuir ainda mais o índice de popularidade dele.

O que acontecerá com Cheney?

Como não existem provas de que ele mentiu ou ordenou que a identidade de Valerie viesse a público, ele deve continuar no cargo. O que ocorrerá é que o povo americano deve rejeitar a imagem dele ainda mais.