Título: Al-Qaeda invade prisão e liberta 140 detentos
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/03/2007, Internacional, p. A12

Numa das maiores fugas de prisioneiros desde o início da guerra, há quatro anos, uma milícia ligada à rede terrorista sunita Al-Qaeda invadiu ontem o presídio de Badoush em Mossul - a 400 quilômetros ao norte de Bagdá - e libertou cerca de 140 presos.

Segundo o chefe da polícia na cidade, general Mohammed al-Wakaa, os rebeldes pertenciam ao Estado Islâmico do Iraque, grupo terrorista que vem assumindo a autoria de muitos dos ataques recentes, até mesmo a derrubada de helicópteros.

Desde o início da noite, quanto ocorreu a invasão, helicópteros americanos ajudam a iluminar a área, para que os policiais recapturassem os fugitivos. De acordo com autoridades locais, 93 deles foram enviados de volta à prisão. O funcionário do governo Hisham al-Hamdani disse que a ação dos terroristas foi liderada pelo chefe da milícia, Abu Omar al-Baghdadi.

Não estava claro até a noite de ontem se os guardas da prisão reagiram à invasão. O presídio de Badoush é conhecido por seu frágil sistema de segurança. Foi de lá, por exemplo, que Ayham Sabawi, sobrinho do ex-ditador Saddam Hussein, escapou em dezembro. Ele estava preso sob acusação de ajudar a financiar ataques de insurgentes sunitas contra as forças americanas. Na época, guardas do presídio foram acusados de facilitar a fuga de Sabawi.