Título: ONU critica atuação do órgão
Autor: Arruda, Roldão
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/03/2007, Nacional, p. A14

O antropólogo Mércio Pereira Gomes passa a presidência da Funai a Márcio Meira sem ter conseguido melhorar a imagem do País na atuação com os povos indígenas. Para a Organização das Nações Unidas, o governo brasileiro fracassou em controlar as reservas e impedir a invasão dos territórios por garimpeiros, mineradoras e madeireiras. ¿O Brasil não consegue cumprir seu papel de evitar essas invasões¿, afirmou ao Estado o relator especial da ONU para a defesa dos direitos dos povos indígenas, Rodolfo Stavenhagen.

O relator é responsável por avaliar a situação dos índios no mundo e apresentar o cenário uma vez ao ano para o Conselho de Direitos Humanos da ONU. Sua avaliação é sombria. Os índices de desenvolvimento humano dos povos indígenas continuam muito inferiores aos do restante das comunidades e as violações contra os direitos desses povos não diminuem.

No caso do Brasil, Stavenhagen deixa claro que o governo Lula ¿tem muitos desafios ainda pela frente¿. E cobra: ¿O governo tem o dever não apenas de demarcar terras, mas garantir que não sejam invadidas. E isso não está ocorrendo no Brasil. As invasões continuam em níveis elevados.¿

Stavenhagen contou que enviou uma série de pedidos de explicações ao governo brasileiro sobre casos de violações de direitos humanos de indígenas. ¿Nem todos os pedidos de explicação foram respondidos pelo governo¿, admitiu o representante da ONU.