Título: EUA dizem que subsídio à Airbus chega a US$ 100 bi
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/03/2007, Negócios, p. B21
O governo dos Estados Unidos e a Boeing acusam a Europa de ter dado um apoio equivalente a US$ 100 bilhões à Airbus para que a empresa pudesse se tornar líder mundial. A acusação foi feita ontem em Genebra perante os árbitros que julgam a disputa entre Washington e Bruxelas por causa do apoio ilegal dado pelos governos às suas empresas de aviação. Se confirmado, o valor dos subsídios seria dez vezes maior que o PIB da Bolívia.
Americanos e europeus se acusam mutuamente de terem dado subsídios acima do permitido às suas companhias para que pudessem ganhar contratos no exterior e desenvolver novos jatos. A guerra, que ainda levará meses para ser solucionada, começou nos anos 90, mas os dois governos chegaram a um acordo sobre o patamar máximo que poderia ser adotado no valor dos subsídios.
O problema é que tanto a Europa como os EUA alegam que o teto estabelecido não foi respeitado. Uma das críticas dos americanos é que a Europa teria feito empréstimos com juros bem abaixo do mercado, uma forma de subsídio. Sem esse esquema, os americanos dizem que a Airbus não teria tido condições de lançar novos aviões, como o A380.