Título: Em MG, protesto contra projeto
Autor: Formenti, Lígia
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/03/2007, Nacional, p. A14

No dia em que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) liberou a licença de instalação da obra de transposição das águas do Rio São Francisco, aproximadamente 500 manifestantes protestaram em Belo Horizonte contra o projeto do governo federal.

A manifestação foi promovida por organizações não-governamentais (ONGs) de defesa do meio ambiente, que aproveitaram o último dia do 6.º Fórum das Águas, realizado na Assembléia Legislativa de Minas Gerais.

O protesto contou ainda com o apoio de estudantes e vereadores da capital mineira, além de entidades ligadas à Igreja Católica.

Os participantes se concentraram em frente ao prédio da Assembléia Legislativa e seguiram em direção à sede do Ibama, localizada na região sul de Belo Horizonte. Os manifestantes levavam faixas e cartazes e tradicionais carrancas do São Francisco.

Os participantes do ato também carregaram três caixões e promoveram o enterro simbólico de ministros do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O superintendente do Ibama em Minas Gerais, Roberto Messias Franco, recebeu manifestos contrários à transposição do rio e se comprometeu a encaminhar os documentos à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

¿São flagrantes as irregularidades¿, disse Frei Gilvander, ligado à Comissão Pastoral da Terra (CPT). Ele classificou o projeto de um ¿engodo¿ e afirmou que ¿no mínimo 75% dessa água será usada para o hidronegócio¿.

Pelo projeto de transposição do Rio São Francisco, serão construídos 720 canais para levar a água a áreas secas de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.