Título: Incentivo a 1º emprego pode cair
Autor: Sobral, Isabel
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/03/2007, Economia, p. B4

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, disse ontem que vai sugerir ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva o fim do incentivo financeiro às empresas previsto no Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego (PNPE). Pilar do programa, anunciado com pompa e cerimônia no primeiro ano do governo Lula, o subsídio aos empresários que aceitassem contratar jovens com idade de 16 a 24 anos foi considerado a grande novidade para ajudar o presidente a cumprir uma das suas principais metas de campanha: fazer a economia criar pelo menos 10 milhões de empregos com carteira assinada. Mas não deu resultado.

Segundo Marinho, o subsídio ¿está tendo pouca efetividade¿ porque as empresas não estão se interessando em buscá-lo. Segundo Marinho, se encerrar o incentivo, o governo poderá concentrar todos recursos disponíveis ao programa - orçado em R$ 129 milhões para este ano - nas ações de qualificação dos jovens.

Depois de quatro anos, as nove ações do programa, incluindo a concessão de subsídio aos empresários, inseriram no mercado apenas 350,4 mil jovens nessa faixa etária.

Na avaliação do ministro, os resultados esperados com o subsídio são pequenos porque as empresas não estão se interessando em buscar o incentivo por causa da exigência de estarem em dia com o recolhimento de impostos e contribuições federais. ¿As empresas, às vezes, não estão sempre em dia com o Estado e isso é uma dificuldade ¿, afirmou Marinho.