Título: Para governador, ambientalistas são 'excêntricos'
Autor: Amorim, Cristina
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/04/2007, Vida&, p. A18

No lançamento das 21 metas a serem seguidas pela Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo, o governador José Serra (PSDB) afirmou que os ambientalistas eram ¿excêntricos¿ que recebiam um ¿tratamento condescendente¿ no passado.

A frase foi dita em presença do professor Paulo Nogueira-Neto, que integrava a mesa das autoridades presentes ao lançamento. Primeiro secretário de Meio Ambiente do governo federal, entre 1974 e 1986, foi um dos pioneiros do ambientalismo no Brasil e participou da Comissão Brundtland, onde ajudou a cunhar o conceito de desenvolvimento sustentável na década de 1980. ¿Acho que todo mundo, se fizer uma análise interior, descobrirá alguma excentricidade¿, disse após o evento.

Enrique Svirsky, do Instituto Socioambiental, recusou a carapuça e acredita que o comentário foi dirigido a algum personagem específico. O diretor de políticas públicas da ONG Greenpeace, Sérgio Leitão, considera-se ¿até bastante convencional¿ e não pensa que o termo tampouco se enquadre ao professor Nogueira-Neto. ¿Se ele fosse excêntrico, não teria conseguido alcançar metade do que fez.¿