Título: Presidente esbanja portunhol
Autor: Marin, Denise Chrispim
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/04/2007, Nacional, p. A6

Bem-humorado e descontraído, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva caprichou no portunhol ao receber ontem seu colega do Equador, Rafael Correa, e confessou ter medo de avião. Em rápida conversa com os jornalistas, no Itamaraty, ele recorreu três vezes à miscelânea do português com o espanhol, arrancando gargalhadas da comitiva equatoriana.

Questionado pelo Estado se o governo conseguiria barrar a CPI do Apagão Aéreo, Lula incorporou o novo idioma. ¿Não sei. É preciso esperar a decisão da Suprema Corte Brasileña¿, amenizou, referindo-se ao Supremo Tribunal Federal (STF), que dará a palavra final sobre o assunto. Nos bastidores, porém, o governo avalia que será quase impossível impedir a CPI.

Antes desse comentário, o presidente já havia brincado com os repórteres ao garantir a permanência do ministro da Defesa, Waldir Pires. ¿Se queden tranquiles!¿, exclamou. ¿Podem viajar tranqüilos¿, emendou, ao mencionar o feriado da Páscoa.

Sorridente, Lula foi abordado por integrantes da comitiva de Rafael Correa, que queriam um ¿recuerdo¿ ao lado do brasileiro. ¿Sim, claro. Vamos sacar uma foto¿, assentiu o presidente, de braços abertos, ajeitando o paletó.

Lula só voltou a franzir o cenho ao lembrar da indisciplina dos controladores de vôo, que provocou o caos aéreo. Diante dos flashes dos fotógrafos e câmeras de TV, fez uma revelação: disse que fica ¿desconfortável¿ quando está no ar. ¿Eu, como muita gente, tenho medo de andar de avião. Ando porque sou obrigado¿, admitiu. ¿Se você já tem medo, essa tensão é elevada à quinta potência por causa dos atrasos dos vôos e falta de informações corretas. As pessoas ficam à beira de um infarto.¿

Se nos céus Lula sente desconforto, o mesmo não ocorre nas rodovias. Ainda ontem, ao final da cerimônia de assinatura de acordos entre o Brasil e o Equador, no Planalto, ele falou de forma entusiasmada sobre as ¿carreteras¿ do eixo Manta-Manaus, que ligará o Atlântico ao Pacífico.