Título: 'PF confirmou o que apuramos sobre caminho do mensalão'
Autor: Lopes, Eugênia
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/04/2007, Nacional, p. A9

Há um ano, a CPI dos Correios terminava com a aprovação de relatório contundente que propôs o indiciamento de 124 pessoas, entre elas os ex-ministros José Dirceu e Luiz Gushiken, e a cassação de 17 deputados. O relator da CPI, Osmar Serraglio (PMDB-PR), hoje primeiro-secretário da Câmara, apontou a Visanet - que tem entre seus patrocinadores o Banco do Brasil - como uma das fontes de recursos do valerioduto, que abastecia o mensalão. Em entrevista ao Estado, Serraglio reconhece que a Justiça é lenta e nenhum dos envolvidos foi punido.

Hoje faz um ano que o relatório da CPI dos Correios foi aprovado. Qual seu balanço sobre o episódio?

Há resultados palpáveis. A Polícia Federal confirmou tudo que levantamos em relação à Visanet. É importante a identificação de fontes de recursos públicos conduzidos para o valerioduto. E a população também está mais exigente em relação aos políticos.

Mas vários envolvidos no mensalão foram eleitos no ano passado e estão de volta à Câmara.

Essas pessoas não tiveram votações expressivas. Todas eram figuras de primeira linha antes da CPI. E hoje não se pode dizer que sejam comandantes do destino da Câmara.

Apesar de não ter disputado as últimas eleições, o ex-deputado José Janene, um dos envolvidos com o mensalão, acabou de ser eleito tesoureiro do PP.

Há uma contradição que pode comprometer a aposentadoria por invalidez do Janene. Acho que ele tem de perder essa aposentadoria porque se ele pode conduzir os recursos de um partido, com R$ 8 milhões, ele não é incapaz nem inválido.

O inchaço do PR, com a transferência de 16 deputados para o partido entre as eleições de outubro e março, sinaliza um novo mensalão?

Seria um preconceito meu se eu já qualificasse isso como mensalão. De qualquer forma é uma coisa equivocada.

A Justiça não está sendo muito lenta para punir os envolvidos no escândalo do mensalão?

A nossa Justiça é lenta. A gente confia que a Justiça pelo menos atue. Até agora, as 40 pessoas denunciadas pelo procurador da República, há um ano, não foram sequer processadas.