Título: Para Costa, meta é fortalecer Radiobrás
Autor: Tosta, Wilson
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/04/2007, Nacional, p. A10

Depois de se tornar garoto-propaganda da TV Lula, criticada até por setores governistas, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, disse ontem que o governo pretende fortalecer a Radiobrás com a criação de uma rede nacional de TV pública. Em audiência no Senado, ele anunciou que já está em andamento um projeto para iniciar transmissões da TV da Radiobrás em São Paulo, que já teria um canal disponível.

¿Não estamos propondo uma nova TV. Queremos fortalecer a Radiobrás¿, afirmou durante debate sobre o assunto na Comissão de Ciência, Tecnologia e Comunicação. Ele contou que já conversou com o presidente da estatal, Eugênio Bucci, para que a TV Nacional possa ser transmitida em sinal aberto em São Paulo. Hoje, a Radiobrás alcança 30% dos municípios. Segundo Costa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou claro que o governo, quando pensa na criação de rede nacional de TV pública, está preocupado com o interesse público.

O ministro também voltou a dizer que o governo não propõe modelo estatal para os quatro canais previstos no decreto de implantação da TV digital: do Executivo, da Cultura, da Educação e da Cidadania. ¿O governo não pretende competir com ninguém¿, acrescentou, referindo-se aos canais comerciais.

Ainda segundo o ministro, no prazo de três semanas será criado um grupo de trabalho para discutir o conteúdo desses quatro canais. Ele adiantou, no entanto, que poderão ser usados programas produzidos pela TVE do Rio e pela TV Cultura de São Paulo. ¿Nossa idéia de TV pública passa por aí, por uma TV isenta, profissional e competente.¿ Na semana passada, ao dar posse a cinco ministros, Lula já havia dito que deseja uma TV educativa que não seja ¿chapa-branca¿. As definições sobre o financiamento da TV pública, disse Costa, não são atribuições de sua pasta. ¿O Ministério das Comunicações tinha que apresentar o projeto técnico, e o fez¿, disse.