Título: Alerta ambiental: 10 maravilhas em risco
Autor: Amorim, Cristina
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/04/2007, Vida&, p. A15

Locais únicos, com grande diversidade e importância biológicas ou beleza cênica, são ameaçados pelo aquecimento global, alerta hoje, em Bruxelas, a ONG WWF. O grupo ambientalista selecionou dez ¿maravilhas¿ em todo o mundo que já sofrem os impactos do efeito estufa - e que, se nada for feito para conter o processo, correm o risco de sumirem ou mudarem tanto a ponto de perderem suas características.

É o caso da Amazônia, afirma Carlos Alberto de Mattos Scaramuzza, superintendente de Conservação do WWF-Brasil. ¿Estudos científicos indicam que os eventos climáticos extremos, como a seca de 2005, podem se tornar mais freqüentes¿, afirma. Projeções feitas em centros de pesquisa no Brasil e no exterior mostram uma forte tendência à savanização - ou seja, a mudança de floresta para um tipo de cerrado.

Em outros casos, o fim já se delineia. A Grande Barreira de Corais, o maior organismo vivo do mundo, localizado na Austrália, sofre atualmente um processo de branqueamento que mata o sistema. O aquecimento tornará os oceanos mais ácidos, o que alimentará a reação. A tendência é que a barreira morrerá, assim como boa parte dos corais do mundo.

Scaramuzza acredita que a lista possa ajudar na mobilização da população em geral, mais do que as pessoas que formam políticas públicas. ¿O intuito, neste caso, é sensibilizar mentes e corações. O público exerce em algum momento seu poder de decisão.¿

Bruxelas, capital da Bélgica, não foi escolhida por acaso pelo grupo. Ali integrantes do Painel intergovernamental de Mudanças Climática (IPCC) divulgam amanhã resultados do segundo capítulo de seu quarto relatório, sobre impactos do aquecimento, vulnerabilidade e ações de adaptação necessárias para a humanidade sobreviver em um planeta alterado por suas próprias ações.