Título: Sindicato recebe 50 reclamações por mês de pilotos
Autor: Barbosa, Mariana
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/04/2007, Metrópole, p. C6

Desde o início da crise aérea, o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), representante dos pilotos, tem recebido em média 50 reclamações de pilotos brasileiros e estrangeiros sobre as instruções, aparentemente não justificáveis, recebidas de controladores. Os atritos entre controladores de vôo e pilotos já foram objeto de uma reunião no Rio, há dois meses. ¿Alguns procedimentos já foram modificados, no entanto há ainda muito a ser melhorado¿, comenta a presidente do SNA, Graziella Baggio.

Apesar dos desentendimentos na base, as lideranças sindicais das duas categorias estão juntas na defesa da desmilitarização do controle aéreo e na melhoria das condições de trabalho.

Graziella defende uma auditoria operacional no sistema de controle de tráfego para identificar de onde estariam partindo as instruções. ¿O controlador cumpre ordens. Queremos saber qual o papel do Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA) nessa crise.¿ Órgão ligado à Aeronáutica, o CGNA é composto por oficiais graduados e tem a responsabilidade de gerenciar e emitir ordens para os controladores de vôo do País.

Para o diretor da Associação Brasileira de Controladores de Tráfego Aéreo (ABCTA) do Rio, Jorge Oliveira, todos os procedimentos visam melhorar a segurança. ¿É óbvio que se o piloto disser para o controle que o combustível está acabando ele vai receber autorização imediata para pousar¿, diz ele. Oliveira afirma nunca ter ouvido falar de controladores mentirem sobre vagas em pátios de aeroportos. ¿Se ficar comprovado que o controlador mentiu, ele responde a um inquérito severo.¿

Sobre os procedimentos para orbitar com tanque cheio logo após a decolagem, Oliveira diz que não concorda e que ¿comenta-se¿ que esse tipo de instrução tenha partido do CGNA.