Título: Exército terá 1,5 mil homens em Aparecida
Autor: Mayrink, José Maria
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/04/2007, Vida&, p. A14
O general-de-brigada Floriano Peixoto Vieira Neto, comandante da 12.ª Brigada de Infantaria (Aeromóvel), apresentou ontem, em Caçapava, o esquema de segurança que vai funcionar durante a visita do papa Bento XVI à Aparecida, no próximo mês.
Batizadas como ¿Operação Arcanjo¿, as ações planejadas e coordenadas pelo oficial envolverão pelo menos outros dez órgãos relacionados à segurança. Estarão trabalhando 3,5 mil homens, sendo 1,5 mil pertencentes ao Exército. ¿A segurança pessoal do papa estará a cargo da polícia do Vaticano e de homens da Polícia Federal. Nós cuidaremos das áreas que envolvem os deslocamentos do papa e as concentrações de público¿, disse Vieira. O percurso entre o Seminário Bom Jesus e a Basílica Nacional será feito no papamóvel. Para percorrer os 30 km de ida e volta até a Fazenda Esperança, em Guaratinguetá, o papa usará carro blindado, providenciado pelo Itamaraty.
Entre os dias 21 e 25 deste mês, os militares farão ensaio geral e em 8 de maio ocuparão toda a área delimitada para a operação.