Título: Senador russo propõe, mas Putin rejeita reeleição
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 31/03/2007, Internacional, p. A30
O líder da Câmara Alta do Parlamento da Rússia, Serguei Mironov, pediu ontem mudanças na Constituição para permitir que o presidente russo, Vladimir Putin, continue no cargo após 2008.
Durante um discurso após ser reeleito líder da Câmara, Mironov afirmou que o mandato presidencial deveria ser estendido de quatro para pelo menos cinco anos, e os presidentes deveriam poder ser reeleitos mais de uma vez. O Kremlin, no entanto, rejeitou rapidamente a proposta do parlamentar, afirmando que Putin é contra mudanças na Constituição do país. 'A posição do presidente é a de que não há sentido em mudar a Constituição para ampliar o mandato presidencial ou o número de reeleições', disse o porta-voz do governo Dmitry Peskov.
De acordo com analistas, Putin vem sendo pressionado por seus partidários mais próximos para mudar a Constituição para poder exercer um terceiro mandato. O líder russo, no entanto, tem reiterado que deixará o cargo no próximo ano.
Apesar da decisão de Putin de que não mudará a Constituição, a proposta de Mironov deve aumentar ainda mais a preocupação de países ocidentais sobre a democracia na Rússia.
A oposição russa vem acusando nos últimos meses o governo de começar a preparar o terreno político para a sucessão de Putin. Dois partidos da oposição foram fechados nas últimas semanas e manifestações contra o governo são reprimidas pela polícia. Dois partidos pró-Kremlin venceram as eleições regionais do dia 11 - criticadas pela oposição depois de o governo ter impedido a participação de outros dois partidos opositores.
As eleições parlamentares em dezembro e a presidencial em março de 2008 são consideradas um importante teste para o sistema político implementado por Putin em seus dois mandatos.