Título: 35 empresas custearam obras no quarto de Bento
Autor: Menocchi, Simone
Fonte: O Estado de São Paulo, 31/03/2007, Vida&, p. A34

A Arquidiocese de Aparecida apresentou ontem o quarto onde o papa Bento XVI vai passar duas noites em Aparecida, no Vale do Paraíba, interior do Estado de São Paulo, em maio.

O aposento, de 50 metros quadrados, foi construído durante a primeira etapa da reforma do Seminário Bom Jesus, que custou R$ 3,5 milhões, pagos por 35 empresas brasileiras. ¿Foram doações de material principalmente, como tintas, peças para o banheiro¿, disse o arcebispo de Aparecida, d. Raymundo Damasceno Assis. Outras 27 empresas colaboraram com a mobília e decoração da suíte. Os móveis em madeira clara foram feitos por alunos do Serviço Nacional da Indústria (Senai).

A suíte foi pintada em tons claros e os móveis não apresentam nenhum luxo.

AO GOSTO DO PAPA

¿Arquitetura é como uma roupa sob medida. Antes de fazermos o projeto procuramos saber com o Vaticano como era o papa e fomos informados de que tudo deveria ser bem simples¿, contou o arquiteto responsável pela obra, Ricardo Julião.

A única exigência de Bento XVI foi uma poltrona confortável para leitura. ¿Ele pediu para que possa ler enquanto descansa¿, explicou o arquiteto. Ainda no quarto, além de cama de casal do tipo box e um guarda-roupa, há uma mesa redonda com quatro cadeiras para pequenas reuniões.

¿A decoração terá cortinas em veludo vermelho e tapetes rústicos fabricados no Brasil, também bem simples, como pediu o papa¿, descreveu Julião.

No banheiro foram usadas cerâmicas e peças também em tons claros. A obra do quarto também tem uma capela, de cerca de 10 metros quadrados, onde cabem poucas pessoas.

ALTAR EM AÇO INOX

¿Fizemos o altar em aço inox, que é mais barato, e algumas poucas peças, como o crucifixo, são em prata¿, afirmou o artista plástico responsável pela elaboração do projeto da capela, Cláudio Pastro.

A imprensa não teve acesso à suíte. Apenas fotos foram divulgadas.

¿Foi em respeito à privacidade do papa¿, disse d. Raymundo. Segundo ele, a intenção é que Bento XVI seja o primeiro a entrar no aposento. ¿Depois sim, depois da visita do papa o local será aberto para visitação¿, explicou.

Vista para o pomar:

Da janela do suntuoso prédio o pontífice vai olhar o pomar do seminário.

Além do papa, os quartos reformados no primeiro andar do seminário vão abrigar 40 pessoas da comitiva do Vaticano. Assim que terminar a 5ª Conferência Geral dos Bispos da América Latina e Caribe (Celam), as dependências do seminário reformado e a biblioteca da Cúria Diocesana serão abertas para grupos de estudos e eventos culturais.

O Seminário Bom Jesus tem estilo neoclássico e por lá já passaram madre Paulina em 1923 e 1934 e também o papa João Paulo II, em 1980, na primeira de suas três visitas ao País. A pedra fundamental do edifício foi lançada em 1894.