Título: Diretoria Comercial concentra 80% dos recursos
Autor: Samarco, Christiane
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/04/2007, Nacional, p. A4

Aos 33 anos de existência, a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) ganhou visibilidade na agenda nacional em meio ao calvário da crise nos aeroportos que inferniza governo e usuários do transporte aéreo há quase 200 dias. Na verdade, a Infraero já era velha conhecida de boa parte dos brasileiros em razão das tarifas cobradas dos passageiros a cada viagem. Esse dinheiro das taxas, porém, não é suficiente para pagar nem o custeio da empresa pública - que emprega, hoje, quase 10 mil funcionários de carreira em todo o Brasil.

A mina de ouro na estrutura da Infraero é a Diretoria Comercial, que administra as cargas aéreas, controla a mídia aeroportuária e todas as concessões nas áreas dos aeroportos. Esse universo inclui não só os restaurantes e lojas sofisticadas para as últimas compras antes do embarque, mas também postos de combustível como o do Aeroporto de Brasília.

Foi lá que o Tribunal de Contas da União (TCU) encontrou várias irregularidades que custaram a cabeça de quatro funcionários graduados da empresa, todos demitidos na semana passada. Da Diretoria Comercial vêm cerca de 80% dos recursos da empresa.

NÚMEROS

Vinculada ao Ministério da Defesa, a Infraero administra um total de 67 aeroportos, 81 unidades de apoio à navegação aérea e 32 terminais de logística de carga. Suas pistas registraram, apenas ao longo de 2005, cerca de 2 milhões de pousos e decolagens. E não é por acaso que a Infraero mexe com tanta gente: a cada ano, cerca de 330 milhões de pessoas passam por esses aeroportos, das quais aproximadamente 83 milhões são passageiros.

O Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, é o maior da rede em número de passageiros e gera nada menos do que 53 mil empregos diretos e indiretos. Mais de 100 mil pessoas passam diariamente por esse aeroporto, onde o movimento anual chega a 13 milhões de passageiros.

Diz o estatuto da empresa que a missão da Infraero é 'atender às necessidades da sociedade relativas à infra-estrutura aeroportuária e aeronáutica, de modo a contribuir para o desenvolvimento sustentável do Brasil, primando pela eficiência, segurança e qualidade'.