Título: Gás produzido no Brasil terá reajuste de 20% a partir de maio
Autor: Lima, Kelly
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/04/2007, Economia, p. B11
O gás produzido em território nacional terá reajuste de 20% a partir de maio. A Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) confirmou ontem que o combustível produzido no Brasil passará de US$ 4,30 para US$ 5,30 por milhão de BTU (unidade britânica que mede o poder calorífico do gás natural).
No dia-a-dia do consumidor, esse reajuste significará um aumento de cerca de 16% do Gás Natural Veicular (GNV) e de 3%, em média, para o consumo residencial.
Segundo a Abegás, o gás nacional não era reajustado desde agosto de 2005 e estava defasado frente ao preço do gás importado da Bolívia, que é corrigido trimestralmente.
O reajuste valerá para Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Ceará, Pernambuco, Piauí, Goiás, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, parte de Minas Gerais e de São Paulo.
Esta semana, a Petrobrás também informou que reduzirá o preço do gás importado em 4,5% dentro do seu reajuste trimestral, o que deve contribuir ainda mais para diminuir o impacto da alta da correção dos preços do combustível nacional.