Título: Taxa pode chegar ao nível apontado pelos economistas
Autor: Pereira, Renée
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/04/2007, Economia, p. B3

Embora estejam cerca de 2 pontos porcentuais acima da necessidade real do Brasil, as taxas de juros estão convergindo para as estimadas do estudo dos economistas Edmar Bacha (do Instituto de Estudos de Política Econômica), Márcio Holland (Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas) e Fernando Gonçalves (do Fundo Monetário Internacional). Pelo menos, essa é a avaliação dos especialistas.

'O BC tem reagido além da conta. Entretanto, neste momento, o importante é que percebemos pelos números do estudo que estamos convergindo para uma normalidade', afirma Paulo Pereira Miguel, sócio-diretor e responsável pelas áreas de Pesquisa Macroeconômica, Gestão de Risco e Compliance da Corretora Quest.

O grande temor, porém, é que o excelente cenário internacional, que contribuiu para a melhora dos fundamento econômicos brasileiro, acabe e interrompa o ciclo de queda dos juros.

Neste caso, o Brasil teria perdido uma grande oportunidade de deixar a liderança dos rankings de maiores juros reais e nominais do mundo.

Miguel acredita, entretanto, que ainda há espaço para um ambiente externo positivo por algum tempo, mesmo com as incertezas em relação à economia americana.