Título: Nota de mea-culpa sai hoje em Manaus
Autor: Rosa, Vera
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/04/2007, Nacional, p. A4

Controladores de vôo que atuam em Manaus prepararam uma nota endereçada ¿à sociedade amazonense¿, em que fazem um mea-culpa por conta dos transtornos causados nos principais aeroportos do País no último dia 30 de março, data que ficou marcada pela paralisação da categoria.

Na nota, que será publicada hoje nos jornais da capital amazonense, os controladores assumem o compromisso de buscar a ¿normalidade nas operações aéreas¿.

A veiculação do texto ocorre apenas alguns dias após a Associação Brasileira de Controladores de Tráfego Aéreo (ABCTA) ter distribuído sua própria mensagem à sociedade, pedindo ¿perdão¿ pelo caos aéreo provocado em virtude da greve do setor. No texto, produzido pelo braço regional da ABCTA em Manaus, os controladores se dizem conscientes de suas responsabilidades como militares e se declararam obedientes ¿aos pilares do militarismo, hierarquia e disciplina¿.

SOLUÇÃO

O presidente regional da associação, Wilson Alencar de Aragão, que assina a nota, diz acreditar que as autoridades, ¿agora plenamente cientes de toda a problemática, encontrarão uma solução definitiva para o setor aéreo¿. Ele acrescenta: ¿Que o último dia 30 de março marque a saída do controle de tráfego aéreo do anonimato e inicie o despertar da sociedade no tocante às adversas condições de trabalho que cercam os controladores de vôo não só da Amazônia, mas de todo o Brasil.¿