Título: Bento XVI lamenta as 'mil faces' da violência
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/04/2007, Vida&, p. A13

Em sua mensagem de Páscoa feita aos fiéis que lotaram a praça São Pedro, no Vaticano, o papa Bento XVI lembrou guerras, matanças, seqüestros, terrorismo, fome, doenças, além de catástrofes naturais que assolam vários continentes. Nesta geografia de calamidades, ele citou como positivo os ¿sinais de esperança no diálogo entre Israel e a Autoridade Palestina¿ e pediu pela paz mundial.

Vestido de dourado, em sinal de festa, Bento XVI pediu aos fiéis que conservem a fé, mesmo diante de cenário tão catastrófico. ¿Quantas feridas, quanto sofrimento no mundo¿, disse, citando ¿as calamidades naturais e as tragédias humanas que causam incontáveis vítimas¿. Ao longo do sermão pascoal, Bento XVI disse que a fé se fortalece na ressurreição de Cristo apesar ¿do sofrimento, do mal, das injustiças, da morte, especialmente quando golpeiam inocentes como as crianças vítimas da guerra e do terrorismo, da doença e da fome¿.

¿A violência tem mil faces, e às vezes se justifica apelando também para a religião¿, lamentou. O papa chamou a atenção para a violência que faz milhares de vítimas no Iraque, ¿ensangüentado por contínuos massacres¿, e nos vários conflitos que assolam a África. Ele citou a região sudanesa de Darfur e os países vizinhos onde ¿perdura uma situação humanitária catastrófica, que infelizmente vem sendo subestimada¿. No Congo, citou os ¿enfrentamentos e os saques das últimas semanas em Kinshasa , que ameaçam o processo democrático e de reconstrução do país¿. Ainda na África, Bento XVI lamentou a retomada dos combates na Somália e citou as recentes catástrofes naturais em Madagáscar. Falou também da preocupação com as tensões no Timor Leste, às vésperas de suas eleições presidenciais, e se referiu ao Sri Lanka e ao Afeganistão, este último ¿marcado por uma tensão e uma instabilidade crescentes¿. Mesmo no Oriente Médio, onde disse ver com bons olhos as negociações entre israelenses e palestinos, o papa disse que ¿a fragilidade das instituições políticas no Líbano ameaça o papel que o país deveria desempenhar¿ na região e compromete gravemente o futuro.

SAUDAÇÃO

Ao longo da cerimônia, o papa saudou a Páscoa em 62 idiomas, do espanhol ao inglês, passando pelo português e esperanto. A cerimônia foi transmitida ao vivo por emissoras de TV de 67 países. Pela primeira vez nas últimas duas décadas, os calendários juliano e gregoriano coincidiram, fazendo com que católicos ortodoxos comemorassem a Páscoa neste mesmo domingo. Em Jerusalém, na igreja do Santo Sepulcro, milhares de cristãos de ritos orientais e ocidentais participaram de missas. Ontem, Bento XVI se recolheu ao Castelo Gandolfo, residência de verão. No próximo dia 16, comemora 80 anos e, no dia 9 de maio, desembarca no Brasil, onde visita São Paulo e depois Aparecida, para a abertura da Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe.