Título: Franklin defende urgência para nova rede de TV
Autor: Rodrigues, Alexandre
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/04/2007, Nacional, p. A7

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Franklin Martins, disse ontem que quer urgência na criação de uma rede pública de TV, principal projeto de sua pasta. Ao lado do ministro da Cultura, Gilberto Gil, ele participou de uma reunião preparatória do I Fórum Nacional de TVs Públicas, que será promovido pelo Ministério da Cultura em maio.

Franklin afirmou que o governo precisa de 'uma certa pressa' para definir o projeto antes da completa transição para a TV digital no País, processo que será iniciado em dezembro. O ministro teme que o governo se perca em discussões sobre o formato e o papel da rede pública e deixe partir o que chamou de 'último trem'.

'É necessário entender que não temos todo o tempo do mundo. Temos um tempo para resolver isso, que é durante o processo de implantação da TV digital', disse Franklin, diante da platéia de representantes de emissoras públicas, reunida no Palácio Capanema, sede do Ministério da Cultura no Rio. 'Precisamos ter maturidade para não botar as nossas pequenas divergências na frente das nossas grandes convergências.'

Para Franklin, a polêmica que o anúncio do projeto gerou será superada: 'Daqui a 15 anos vai ser óbvio que uma TV pública forte é um bem extraordinário para o País. '

O ministro repetirá o pedido de pressa hoje, diante do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que se reúne com ele, Gil, e os ministros Fernando Haddad (Educação), Hélio Costa (Comunicações) e Dilma Roussef (Casa Civil) para iniciar o projeto da rede de TV. Franklin quer concluir a proposta em 90 dias e enviá-la ao Congresso. 'O presidente foi muito claro de que isso é uma decisão de governo.'

APOIO

Gil disse que seu ministério será um 'colaborador de primeira ordem' da agenda de Franklin, mas fez questão de reivindicar a discussão de um novo papel para a TV pública no Brasil. Lembrou, ainda, que os debates dos grupos temáticos que elaboram propostas para o I Fórum Nacional de TVs Públicas foram iniciados no ano passado. 'A cultura da TV é questão do MinC', destacou.

Ao final do evento, Franklin admitiu que as conclusões do fórum serão úteis ao projeto, mas avisou que isso não significa que o governo acatará todas. Os dois ministros não esconderam, ainda, que há divergências entre os ministérios envolvidos com o projeto, especialmente no de Comunicações.

'Um debate de governo não é feito reunindo três ou quatro ministros numa sala e depois sai tudo prontinho. O debate é tumultuado, como é na sociedade', salientou Franklin.