Título: MST invade empresa e inicia 'abril vermelho'
Autor: Tomazela, José Maria
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/04/2007, Nacional, p. A10

Cerca de 180 integrantes do Movimento dos Sem-Terra (MST) invadiram na noite de domingo fazenda da Companhia Suzano de Papel e Celulose em Itapetininga, a 170 km de São Paulo. É a primeira invasão do 'abril vermelho' - mês em que se intensificam as ações do movimento - no Estado de São Paulo. A área, usada para reflorestamento, fica no Bairro dos Veados, na divisa com a cidade de Angatuba. O grupo montou acampamento a 500 metros da Rodovia Raposo Tavares, que corta a propriedade, e bloqueou o acesso com troncos de madeira.

Segundo a direção nacional, a ocupação visa a 'denunciar a expansão do eucalipto no interior do Estado' e 'a destruição ambiental causada pela monocultura'. Moradores do bairro reclamaram que os sem-terra cortaram árvores para montar barracos, o que foi negado pelas lideranças do MST. Não foi permitida, porém, a entrada da reportagem no acampamento.

Parte dos sem-terra saiu de acampamento montado na frente do Centro de Caprino e Ovinocultura da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, em outro bairro de Itapetininga.

Segundo o coordenador regional Joaquim da Silva, o MST não reivindica na região a área invadida, mas outras que já foram vistoriadas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). 'As terras foram dadas como improdutivas, mas até agora o assentamento não saiu.' A fazenda da Suzano foi alvo, disse, pois 'não produz alimentos, só eucalipto'.

A assessoria jurídica da Suzano informou que a área faz parte do manejo florestal de eucalipto e que entrará com pedido de reintegração de posse.

Os sem-terra tradicionalmente intensificam as ações em abril, mês de aniversário do massacre de Eldorado dos Carajás, no Pará, que este ano completa 11 anos. O MST promete uma mobilização nacional no dia 17, data da morte de 19 sem-terra em conflito com policiais militares.