Título: Ministro da Saúde enfrenta protesto de grupos contra o aborto no Ceará
Autor: Braga, Lauriberto
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/04/2007, Vida&, p. A14

Trazida novamente ao debate no final do mês passado, quando a Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou um plebiscito sobre o assunto, a proposta de legalização do aborto foi alvo de um barulhento protesto ontem em Fortaleza, reunindo cerca de cem pessoas.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que se manifestou publicamente a favor do plebiscito, acabou sendo vaiado e teve seu discurso abafado por um trio elétrico colocado em frente ao ginásio onde participava de um evento para divulgar programas de saúde do governo. Para garantir a segurança do ministro, foram chamados policiais militares, guardas municipais e seguranças. Não houve tumulto.

Liderados pelo presidente da Frente Parlamentar Contra o Aborto, o deputado federal Luiz Bassuma (PT-BA), os manifestantes gritavam palavras de ordem, como ¿Diga não ao aborto e sim à vida¿. Também colocaram quatro faixas nas arquibancadas do ginásio. Uma delas questionava: ¿O Ministério é da Saúde ou da Morte?¿.

Na noite de sexta-feira, o arcebispo do Rio, d. Eusébio Oscar Scheid, já havia interrompido a encenação do Auto da Paixão de Cristo, exatamente na cena em que Maria envolve Jesus morto em seus braços , para criticar a proposta de legalização apoiada pelo ministro. ¿Não podemos permitir a matança de inocentes como quer este projeto infeliz¿, disse o cardeal.

SAÚDE PÚBLICA

Ontem, o ministro da Saúde voltou a defender sua posição no evento em Fortaleza, dizendo que apóia a realização do plebiscito porque entende que o tema merece ser debatido pelos brasileiros. ¿O aborto é uma ferida aberta no País. Essa questão é importantíssima do ponto de vista da saúde pública. A discriminação e a tentativa de abafar a realidade levam sofrimento e morte às mulheres e às famílias¿, disse.

O ministro também rebateu o argumento de que não seria a favor da vida, lembrando que tem quatro filhos. ¿Eu sempre defendi a vida. Agora, como ministro, como responsável pela saúde da população brasileira, não posso esconder que essa é uma questão importante para ser debatida no País. Somente no ano passado foram feitas 220 mil curetagens após aborto no Sistema Único de Saúde. Essa é a realidade¿, afirmou.

O deputado Bassuma também aproveitou a ocasião para demarcar território: ¿Entendo que ministro da Saúde deve cuidar da saúde pública. Ele não pode jamais defender a morte como solução¿.

Bassuma pretende fazer um protesto no dia 4 em Brasília e quer conversar com o presidente Lula. ¿Se essa declaração do ministro de defesa do aborto é uma posição isolada dele, é grave. Se é uma posição do governo Lula, aí a coisa é dez vezes pior.¿

Também estiverem presentes no protesto de ontem membros de igrejas evangélicas, deputados e vereadores. Representante da Pastoral da Família da Arquidiocese de Fortaleza, a vereadora Fátima Leite disse que ¿a Igreja Católica defende a vida desde seu nascedouro¿. ¿Aborto é uma morte criminosa.¿

DEBATE SOBRE A VIDA

O projeto que descriminaliza o aborto está parado na Câmara. Mas a questão voltou à tona em 2006 com a discussão do uso de células-tronco embrionárias para pesquisa e terapia, aprovado na Lei de Biossegurança e contestado no Supremo Tribunal Federal (STF). No dia 20, a corte reunirá em Brasília médicos e cientistas para discutir quando começa a vida. Embora ligado ao uso de células-tronco, o debate reacende a polêmica sobre o aborto.

Dê sua opinião no estadão.com.br

FRASES

José Gomes Temporão Ministro da Saúde

¿Eu tenho quatro filhos.

Agora, eu, como ministro, responsável pela saúde da população brasileira, não posso esconder que essa é uma questão importante para ser debatida pelo País. Não podemos negar isso porque aconteceram somente no ano passado 220 mil curetagens após aborto no SUS¿

Luiz Bassuma Deputado federal (PT-BA)

¿Se essa declaração do ministro de defesa do aborto é uma posição isolada dele, é grave. Se é uma posição do governo Lula, aí a coisa é dez vezes pior¿

Fátima Leite Vereadora de Fortaleza

¿A Igreja Católica defende a vida desde o seu nascedouro. E aborto é uma morte criminosa¿.