Título: Souvenir de Bento XVI encalha
Autor: Menocchi, Simone
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/04/2007, Vida&, p. A16

O CD com a música oficial de acolhida ao papa Bento XVI com outras quatro canções gravadas por artistas populares já foi pirateado e está à venda com desconto de 49,5% na feira livre de Aparecida, interior de São Paulo, ao lado do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Mas os ambulantes reclamam de vendas fracas.

Segundo eles, outros produtos com a imagem de Bento XVI ainda não são procurados pelo grande público que freqüenta Aparecida aos finais de semana.

O álbum oficial foi lançado há 20 dias pelo Santuário e pela gravadora Codimuc por R$ 9,90. Na época, os padres que organizaram o CD disseram que o preço popular era para evitar a pirataria. O CD Bendito o que vem em nome do Senhor falsificado pode ser encontrado por R$ 5 na feira que funciona nos finais de semana na cidade e reúne 2 mil ambulantes.

A edição original vendeu 75 mil cópias. A intenção da gravadora é comercializar 125 mil unidades. ¿O CD original traz um pôster de boa qualidade, a letra das músicas e a oração de consagração a Nossa Senhora. Acreditamos na fidelidade do povo católico em não comprar produtos falsificados¿, disse um dos sócios da gravadora, Eraldo Matos.

Na feira, o CD não se destacou como campeão de vendas. ¿Não tá vendendo muito não, esperamos que melhore¿, disse um dos ambulantes.

MENOS POP

Chaveiros, camisetas, quadros, relógios, medalhas e outros produtos com a foto de Bento XVI também estão encalhados. ¿Sai mais com a figura do papa João Paulo II. Talvez porque ele fosse mais pop do que esse¿, diz João Luiz Mota, presidente do sindicato do comércio ambulante de Aparecida.

O vendedor de quadros José Carlos da Silva concorda. ¿Tá bastante fraco ainda. Pela proximidade da visita, esperava que fosse vender mais.¿ A ambulante Sirlei Bertolino apostou em camisetas com a figura de Bento XVI, mas também está descontente. ¿Comprei 50 e só vendi 20 até agora. Se não sair, não vou pegar mais.¿

Segundo o sindicato, as vendas devem aumentar 15% somente durante os três dias em que o papa ficará em Aparecida. ¿Será como um domingo de festa. Nossa expectativa, de acordo com a pouca procura, não é das melhores¿, diz Mota.

DOCES GRÁTIS

A terra onde nasceu frei Galvão, o primeiro santo brasileiro, se rendeu ao santo cozinheiro. Duas toneladas de doces caseiros foram distribuídas ontem em Guaratinguetá, no Vale do Paraíba, na tradicional festa em louvor a São Benedito. Os doces de batata, abóbora e mamão são preparados por voluntários e significam fartura para quem ganha.

A tradição, que em Guaratinguetá já dura 250 anos, atraiu milhares de pessoas para município.

Os fiéis não se incomodaram com a longa espera sob sol forte - a fila dobrava quarteirões. ¿Sou diabética, mas esse doce é milagroso, eu como bastante e não passo mal¿, disse a aposentada Maria José Santos Amato.

São Benedito nasceu na Itália e ficou conhecido no País como protetor dos negros e dos pobres.