Título: Coutinho diz que BNDES dará suporte ao PAC
Autor: Vialli, Andrea
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/04/2007, Economia, p. B5

Em sua primeira entrevista como presidente indicado ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho deixou claro que sua posição na instituição será a favor do desenvolvimento, como espera o presidente Lula. ¿Minha missão no BNDES será pensar em políticas de desenvolvimento industrial e tecnológico, de maior envergadura e com perspectiva de longo prazo¿, declarou em entrevista exclusiva ao Estado, na sede de sua empresa, a LCA Consultores, em São Paulo.

Coutinho antecipou que será preciso maior empenho para ¿um desenvolvimento industrial vigoroso em áreas de maior complexidade, como as intensivas em tecnologia.¿ Ele disse ainda que o BNDES dará suporte ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). ¿Nosso plano é olhar para todos os setores da indústria e também para as cadeias integradas do comércio, serviços e agronegócios.¿

O economista ainda não sabe a data exata em que tomará posse no BNDES. Ele pediu alguns dias para se desligar de suas atividades na LCA Consultores, da qual é sócio-diretor, e dos conselhos de outras entidades de que faz parte. ¿A data da minha posse vai depender do ministro Miguel Jorge, mas a partir de terça-feira estarei livre para assumir o cargo.¿ No governo, a expectativa é de que ele assuma o cargo em até dez dias.

No BNDES, a esperança é de que a mudança de comando não represente transformação profunda na estrutura operacional, encabeçada por uma diretoria executiva com seis integrantes. Demian Fiocca regressou ontem de Brasília, onde se encontrava desde segunda-feira, e irá despachar durante toda a próxima semana na sede do BNDES, no Rio.

Antes de assumir, Coutinho fará uma visita de cortesia. É provável que seja preparada uma cerimônia de transferência de cargo, tradição quebrada apenas na substituição de Carlos Lessa por Guido Mantega, para evitar constrangimentos. Lessa, que deixou a presidência do banco em meio a atritos públicos com a equipe econômica, preparava um discurso de desagravo.

FRASE

Luciano Coutinho Presidente indicado ao BNDES

¿(É preciso) um desenvolvimento industrial vigoroso em áreas de maior complexidade¿.