Título: Verba oficial pagou livro, avião e barco, justificam deputados
Autor: Scarance, Guilherme e Amorim, Silvia
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/04/2007, Nacional, p. A4

Publicação de livro, pesquisa para governador e aluguel de barcos e aeronaves. Essas são algumas das razões apresentadas pelos dez deputados campeões de gastos na Câmara para justificar os pedidos de reembolso em fevereiro e março.

¿Não há parlamentar que viaje no meu Estado como eu. Sou muito ligado às bases¿, afirmou Jackson Barreto (PTB-SE), que gastou o máximo permitido em combustível.

Barreto disse não lembrar, porém, dos percursos que fez, que custaram aos cofres públicos R$ 19,2 mil, entre combustível, hospedagem e alimentação. Contou que sua maior despesa, R$ 20 mil, foi para uma pesquisa sobre transporte. ¿Quero dar minha contribuição ao governador Marcelo Déda.¿

A maior parte de sua verba, segundo a deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), foi para custear seu livro Empobrecimento dos Municípios. Ela rejeitou o título de gastadeira e disse que é elogiada justamente por usar pouco a verba. ¿Não quero ser confundida com bandido.¿

O deputado Lira Maia (PFL-PA) explicou que usou a maior parte do dinheiro com combustível para barcos e aluguel de aeronaves. Segundo ele, só assim pode visitar as comunidades de difícil acesso no Pará.

Visitas ao eleitorado pesaram nas despesas, alegou também Paulo Rubem Santiago (PT-PE). Ele disse que tem um projeto de cinema itinerante em Pernambuco, pago com a verba da Câmara.

Sarney Filho (PV-MA) garantiu que sua prestação de contas é transparente. ¿Se alguma despesa for feita indevidamente, o dinheiro será imediatamente devolvido.¿

Em viagem ao Chile, Carlito Merss (PT-SC) informou que seus gastos nunca ultrapassam o teto. A exceção neste ano deve-se à compensação das despesas de janeiro.

Miguel Martini (PHS-MG), vice-campeão nos gastos, disse que teve que comprar material gráfico para agradecer ao eleitorado. Maria Lúcia Cardoso (PMDB-MG) informou que ¿tem uma vida política muito atuante¿ na sua região e, por isso, teve altos gastos. Fernando de Fabinho (PFL-BA), terceiro no ranking de despesas, não retornou os telefonemas da reportagem.

FRASES

Jackson Barreto Deputado (PTB-SE)

¿Não há parlamentar que viaje no meu Estado como eu. Sou muito ligado às bases¿

Sarney Filho Deputado (PV-MA)

¿Se alguma despesa for feita indevidamente, o dinheiro será imediatamente devolvido¿.