Título: CTO da Varig fatura treinando pilotos
Autor: Barbosa, Mariana
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/04/2007, Negócios, p. B13

O Centro de Treinamento de Operações da antiga Varig, que nos tempos áureos da companhia servia basicamente para treinamento interno, está aproveitando esse boom no mercado de pilotos. 'Não estamos em condição de atender a demanda', afirma o presidente da Varig remanescente, rebatizada de Nordeste, Miguel Dau. Os principais simuladores do CTO, como de Boeing 767, estão com 100% de utilização.

Com treinamentos para pilotos de aviação comercial e de helicópteros e comissários de bordo, o CTO atende 25 clientes: as principais companhias aéreas nacionais, latino-americanas e africanas. As empresas asiáticas que têm recrutado profissionais no Brasil também têm utilizado o CTO para fazer testes de seleção. Alguns treinamentos são feitos in loco. Recentemente, uma equipe do CTO foi para Luanda treinar um grupo de comissários da companhia TAAG.

'Chegamos ao limite da capacidade dos nossos equipamentos', afirma Dau. 'Estamos viabilizando um jeito de trazer novos simuladores e desenvolver novos produtos.'

Com 69 funcionários e bases no Rio, São Paulo e Porto Alegre, o CTO sempre foi reconhecido por seu alto nível de formação. Hoje o centro é o principal ativo da velha Varig e garante uma receita mensal de R$ 1,1 milhão. 'Perdemos o guarda-chuva da Varig, mas também as amarras. Antes a TAM não podia treinar aqui', afirma o diretor do CTO, Jair Duarte.

Sem recursos para atualização tecnológica - simuladores chegam a custar US$ 15 milhões - o CTO está negociando uma joint-venture com uma empresa americana de treinamento. A idéia é trocar um simulador de Boeing 747-300 (o 'jumbo', que não é mais utilizado pelas companhias) por um de 727, jato que no Brasil ainda tem demanda.