Título: Aécio apóia proposta de acabar com reeleição
Autor: Oliveira, Clarissa e Kattah, Eduardo
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/04/2007, Nacional, p. A7

Enquanto o governo se prepara para reacender o debate sobre a reeleição, o governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), reafirmou ontem a sua disposição em apoiar um movimento para acabar com a regra atual e estender para cinco anos o mandato de presidente da República. Apesar de confirmar que a mudança tem o apoio do governador de São Paulo, José Serra, Aécio ressaltou que a idéia não foi discutida em profundidade no PSDB e não pode ser entendida como uma visão partidária.

¿Em conversas com o governador José Serra e outras lideranças do partido, nós admitimos que a reeleição leva quase a uma imposição à recandidatura e, obviamente, inibe a renovação das lideranças¿, disse Aécio, que participou de reunião com líderes tucanos na Câmara.

Encarregado pelo governo de conduzir o debate da reforma política, o ministro da Justiça, Tarso Genro, disse ter confirmado o apoio de setores do PSDB à mudança. Segundo ele, há aqueles que já tentam assegurar a chance de disputar a presidência em 2015, caso outro colega seja escolhido para encabeçar a chapa em 2010.

Além disso, uma parcela dos tucanos, segundo Tarso, apóia a medida por convicção. ¿Existe um certo pragmatismo em alguns setores. Outros, por convicção, acham que deve ser cinco anos, eleições gerais, sem reeleição¿, disse Tarso ao Estado. Ele debaterá a proposta com a coalizão em reunião marcada para o dia 23.

LULA DE NOVO

Apesar de o fim da reeleição facilitar um retorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Planalto em 2015, Tarso disse que a matéria não é prioridade. ¿O governo tem posição programática fechada. Mas é uma discussão que está fluindo. Está sendo muito provocada inclusive por setores da oposição, que já está de olho na questão sucessória.¿

Tarso frisou que a discussão só será formalizada se, na reunião de segunda-feira, a coalizão concordar que o momento é adequado. A idéia é evitar que o tema se sobreponha a outros pontos da reforma política e ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (PSDB-AM), disse ver a possibilidade de a bancada tucana apoiar o fim da reeleição, desde que atuais ocupantes de cargos executivos que não se reelegeram possam disputar mais um mandato. Outra condição seria a garantia de que Lula não ganhará mais tempo no posto. Tarso garantiu que esta medida nem está sendo cogitada.