Título: França: indecisos são alvo de candidatos
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/04/2007, Internacional, p. A13
A menos de uma semana da eleição presidencial na França, que será realizada no domingo, os três principais candidatos intensificaram suas campanhas, tentando conquistar os votos dos indecisos. De acordo com pesquisa do Instituto LH2, divulgada ontem, 21% dos eleitores ainda não escolheram candidato. A mesma pesquisa indicou um empate técnico entre o candidato conservador Nicolas Sarkozy e a socialista Ségolène Royal num eventual 2º turno no país.
Apesar de liderar as pesquisas há meses, o comitê de Sarkozy não diminuiu o ritmo. ¿Nada está decidido. Não confiamos nas pesquisas e estamos colocando todas as nossas forças e energias nesses últimos dias¿, afirmou a porta-voz do partido União por um Movimento Popular (UMP), Valerie Pecresse.
Sarkozy visitou o túmulo do general francês Charles de Gaulle, herói francês durante a 2ª Guerra Mundial. A visita foi encarada como uma tentativa do conservador de usar o orgulho nacional para conquistar mais votos. Os dois principais rivais de Sarkozy, Ségolène e o centrista François Bayrou, rejeitaram uma proposta de união entre os dois para derrotar o conservador. ¿Não haverá acordo para uma aliança antes do 1º turno¿, afirmou Bayrou. A proposta havia sido feita por políticos de esquerda no país.
A pesquisa do Instituto LH2 mostrou que a diferença entre Sarkozy e Ségolène num 2º turno diminuiu 2 pontos porcentuais. Sarkozy passou de 52% das intenções de votos para 51%. Ségolène subiu de 48% para 49%. No 1º turno, Sarkozy tem 27% das intenções de votos, Ségolène tem 23% e Bayrou, 19%.