Título: Marina veta indicação do PMDB
Autor: Kattah, Eduardo
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/04/2007, Nacional, p. A7

A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, fez chegar ontem à direção do PMDB a informação de que dificilmente o ex-deputado José Priante será nomeado presidente do Ibama. O cargo vinha sendo reivindicado pelos peemedebistas do Pará, dentro de um acordo fechado com o presidente Lula em outubro: o apoio de Priante à eleição da governadora Ana Júlia Carepa seria recompensado com um importante cargo no governo.

O problema é que a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, vetou Priante e Lula prometeu-lhe autonomia para fazer as renovações que desejar. Como a ministra não costuma criar caso por qualquer coisa, e assimila bem decisões do governo - como a autorização de plantio de sementes transgênicas -, o presidente considera que ela deve ter sossego para tocar o ministério. Além disso, ele já disse a interlocutores que não quer briga com Marina, que goza de grande prestígio internacional.

No momento, fala-se muito na hipótese de nomeação do delegado Paulo Lacerda, atual diretor da Polícia Federal, para presidir o Ibama, idéia que agrada a Marina. Outra saída pensada no Planalto, de manter Marcus Barros no cargo, não tem apoio da ministra, que sexta-feira anunciou a saída do auxiliar.

FURNAS

Enquanto a negociação no Ibama não avança, o PMDB acha possível definir a escolha do presidente de Furnas esta semana. O Conselho de Administração da estatal tem reunião marcada para amanhã. Como o presidente deve ser do conselho, um sinal de boa vontade do governo para com o maior parceiro na coalizão, e em especial o governador do Rio, Sérgio Cabral, seria nomear o ex-prefeito Luiz Paulo Conde para a presidência ou pelo menos para o conselho.

No PT, as maiores queixas a respeito de cargos partem da ala Movimento PT, da qual faz parte o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (SP). ¿Nós não recebemos nada¿, disse ontem a vice-presidente do partido, Maria do Rosário (RS).

Na entrevista semanal que dá ao site do PT, o presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), cobrou ontem do governo o preenchimento dos cargos reivindicados pelas correntes. ¿Essa é uma questão real. Existem forças importantes no PT que não estão contempladas no primeiro escalão do governo.¿