Título: No Pará, fazendeiros fazem protesto
Autor: Tomazela, José Maria
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/04/2007, Nacional, p. A10
Cerca de 500 fazendeiros e seus empregados cobraram ontem do governo paraense, durante protesto nas cidades de Parauapebas e Curionópolis, no sudeste do Estado, o cumprimento de 127 mandados de reintegração de posse expedidos há mais de dois anos pela Justiça estadual.
As fazendas foram invadidas e estão ocupadas por agricultores ligados a vários movimentos sociais, incluindo Movimento dos Sem-Terra (MST), Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagri) e sindicatos de lavradores.
A manifestação foi liderada pelo vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado do Pará (Faepa), Diogo Naves Sobrinho. Segundo ele, desde o governo passado as ordens para desocupação das propriedades não estão sendo cumpridas.
¿Estamos aqui reunidos pacificamente, mas queremos uma solução, porque os produtores rurais estão sofrendo grandes prejuízos com suas terras invadidas¿, disse Sobrinho.
POLICIAMENTO
A Polícia Militar acompanhou o protesto e reforçou o policiamento na frente da Fazenda São Marcos, que foi invadida no final de semana por mais de 200 famílias ligadas ao MST.
A Secretaria de Segurança Pública do Pará informou ontem que as liminares serão cumpridas e, ao mesmo tempo, estão sendo conduzidas negociações para tentar a saída pacífica dos invasores.