Título: Triunfo de Sarkozy é irreversível, diz especialista
Autor: Netto, Andrei
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/04/2007, Internacional, p. A12
Para o publicitário Jacques Séguéla, o conservador Nicolas Sarkozy já ganhou a eleição francesa. 'As eleições são decididas no primeiro turno', afirmou Séguéla, que já participou de 20 campanhas políticas em vários países do mundo. Entre as principais, estão as dos socialistas François Mitterrand (em 1988 e 1981) e Lionel Jospin (em 1995 e 2002) na França. O publicitário conversou ontem com o Estado durante o lançamento de seu livro A Vertigem das Urnas (editora Tag&Line), onde relata suas experiências.
'Sarkozy é insuperável. Ele já tem boa vantagem de votos e acho que dificilmente Ségolène Royal conseguirá reverter este quadro', afirmou. Segundo ele, apesar de a socialista tentar aproximar-se de François Bayrou para conseguir seus votos, o centrista deve inclinar-se mais para Sarkozy. 'Entre ser primeiro-ministro de Ségolène (cargo que ela poderia lhe oferecer em troca da declaração de apoio) e o próximo presidente da França, Bayrou escolherá a última opção.' Séguéla acredita que o centrista se aproximará do candidato conservador para formar um partido forte de centro-direita. Para ele, Bayrou tem condições reais de derrotar Sarkozy em 2012.
Sobre os erros da campanha de Ségolène, o publicitário apontou a falta de confiança dos franceses na candidata como um fator importante. Além disso, Ségolène não teve carisma para conquistar os indecisos. 'Ela não foi 'brasileira' o suficiente', brincou Séguéla. Para reverter a vantagem do rival, Ségolène terá de reforçar o coro 'tudo, menos Sarkozy' e convencer a França de que ela representa a verdadeira mudança.