Título: Brasil e EUA discutem camarão
Autor: Chade, Jamil
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/04/2007, Economia, p. B7
O governo brasileiro vai questionar os Estados Unidos em relação às barreiras que são impostas pela Casa Branca contra o camarão exportado pelo País. Em 2004, Washington colocou sobretaxas, alegando que o produto vendido por algumas empresas no Brasil, Tailândia, China, Índia e Equador se beneficiavam de práticas de dumping, a venda de produtos com preços abaixo aos do mercado nacional. A reunião entre os dois governos ocorre na Organização Mundial do Comércio (OMC) amanhã.
O problema é que, no caso das empresas brasileiras, algumas tiveram as sobretaxas elevadas ainda mais neste ano depois de uma revisão feita pelos Estados Unidos. 'Vamos pedir explicações sobre essa atitude', afirmou Fernando de Magalhães Furlan, diretor do Departamento de Defesa Comercial do Ministério do Desenvolvimento.
Em 2003, o Brasil era responsável por 25% das importações americanas. 'As empresas nacionais estão sofrendo', afirmou Magalhães Furlan. Algumas empresas dizem que a sobretaxa, aliada à valorização do real, tornou inviável a venda para o mercado americano.