Título: Chávez diz que financiará petróleo de Nicarágua, Bolívia, Cuba e Haiti
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/04/2007, Internacional, p. A8

O presidente Hugo Chávez anunciou que a Venezuela será o único fornecedor de petróleo de Bolívia, Nicarágua, Cuba e Haiti. A declaração foi feita durante a reunião de cúpula realizada no final de semana da Alternativa Bolivariana para as Américas (Alba) - o bloco comercial alternativo à Área de Livre-Comércio das Américas (Alca). ¿Proponho que a Venezuela garanta o fornecimento de 100% das necessidades energéticas dos países da Alba¿, disse Chávez.

A intenção de Chávez é usar o petróleo para impulsionar a integração comercial entre os países que embarcaram no projeto bolivariano. O bloco, formado em 2004 por Chávez e Fidel Castro, propõe alternativas socialistas para a integração regional. À cúpula comparecem os presidentes da Nicarágua, Daniel Ortega; da Bolívia, Evo Morales; do Haiti, René Préval; e o vice-presidente de Cuba, Carlos Lage.

O Equador, do presidente Rafael Correa, enviou à reunião sua chanceler María Fernanda Espinosa. O país estuda a possibilidade de aderir ao bloco, mas deve aderir ao projeto. Até o momento, a Alba se caracterizou por acordos bilaterais da Venezuela com Cuba e Bolívia, mas a partir das reuniões de Barquisimeto, a 250 quilômetros de Caracas, o grupo pretende criar uma institucionalidade que permita a expansão e o crescimento do bloco.

Pelo acordo energético firmado no fim de semana, a Venezuela financiaria 50% da demanda desses países. O financiamento seria utilizado em um fundo para projetos agrícolas, de produção de alimentos, e para pequenas e médias empresas.

O que ainda não está claro é se a Venezuela terá condições de arcar com o aumento de fornecimento petróleo a esses países - a quem já oferece o produto a preços subsidiados. O país vende a maior parte de sua produção para os Estados Unidos. Além disso, existem poucas refinarias fora do território americano que poderiam processar o petróleo cru venezuelano.

A esse respeito, Chávez disse que pretende vender suas refinarias nos Estados Unidos e construir outras na América Latina. Entre os novos projetos estaria o de um complexo petroquímico no Haiti e um gasoduto que ligaria a Venezuela às ilhas do Caribe. ¿Não é uma idéia absurda já que as águas são rasas¿, afirmou Chávez.